Um sonho na cabeça, um grupo de amigos e uma espada de espuma nas mãos, foi assim que tudo começou...

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Becouse in Russia


Participação Russa na Segunda Guerra:
Parte II

A invasão Germânica:
Os russos sabiam que a Alemanha estava se preparando para um invasão, mas como eles tinham um acordo com a URSS, e como os soviéticos também sabiam que eles não estavam preparados para lutar no inverno russo, acreditaram que uma invasão nunca iria ocorrer (afinal, ninguém em sã conciência invade a Rússia). E talvez por isso a reação russa foi, inicialmente, apática. Cidades e tropas inteiras se rendiam quando o exército nazista chegava, sem ao menos mostrar alguma resistência.


Todavia, como sempre, existem exceções à regra. No forte em Brest, os russos tinham 10 vezes menos tropas, estavam sem receber comida, agua ou munição, e conseguiram defender o posto durante cinco semanas. Durante esse tempo o fronte da guerra se moveu vários quilômetros para trás deles. E mesmo após essas semanas, os sobreviventes russos continuaram atacando e resistindo durante meses. Outro exemplo, em Leningrado, que havia sido atacada no terceiro mês da invasão, os russos continuaram lutando mesmo sem receber provisões durante 872 dias (quase dois anos e meio), quando o contra ataque soviético conseguiu definitivamente “recuperar” a cidade.



A sangrenta batalha de Stalingrado:
O comando de Hitler era destruir a cidade, pois era um ponto estratégico de produção e transporte russo. Contudo, o exército nazista acabou optando por invadir a cidade.
A tática era simples, mas efetiva, seria usado a comum Blitzkrieg (guerra-relâmpago, um ataque misturando infantaria, tanques, artilharia e ataques aéreos), com o apoio das tropas italianas, romenas e húngaras para proteger os flancos.
A resposta russa foi ainda mais simples, mas ainda mais efetiva. “Cada centímetro de solo soviético deve ser teimosamente defendido até a ultima gota de sangue”, essa era a ordem de Stalin. Como se não bastasse, a “policia soviética” foi colocada na retaguarda dos soldados russos com a seguinte ordem “atirem em qualquer um que fugir ou recuar”.
Quando a batalha inicia e o bombardeio nazista começa a acertar os russos, eles decidem se aproximar o máximo possível da infantaria inimiga, assim “impedindo” um bombardeamento seguro. Dessa forma a batalha se tornou uma guerra (guerrilha, para ser mais preciso) urbana, onde os russos avançavam, em sua maioria de granadas e facas na mão (e mais uma vez os russos provam que armas de fogo são desnecessárias para as guerras do século XX). Mas também não posso falar que os russos não tinham nenhuma arma de fogo, afinal, franco-atiradores (snipers) são vitais nesse tipo de batalha, e um deles chegou a matar 224 soldados alemães durante essa batalha.
Por causa da artilharia nazista os russos praticamente não conseguiam receber suprimentos, pois a maior parte era destruída, mas ainda assim alguns soldados conseguiam chegar à cidade (apenas para ter sua expectativa de vida reduzida para 24 horas). Assim, em condições muito piores do que a que começaram a batalha os russos continuaram a defender a cidade.
Vendo a situação da batalha, Hitler acreditou que os russos estavam usando todos os seus recursos apenas para proteger a cidade, e por isso, mesmo tendo perdas significativas, acreditou que conquistar a cidade ainda era possível. Só que ele estava errado (entender as estratégias de batalha russas nunca foi algo fácil)... E para piorar a situação para o lado dos nazistas um inverno mais rigoroso que o comum (e também mais cedo) prejudicou seus soldados, que ainda estavam com os uniformes de verão.
Os soviéticos montaram um contra-ataque (enquanto as tropas restantes defendiam a cidade), em que eles iriam cercar e destruir o exército nazista. E eles o fizeram. E agora era a vez dos nazistas se enfiarem em buracos e se defenderem dos russos.
Hitler decidiu que a batalha ainda poderia ser ganha, e assim ordenou que suas tropas mantivessem a posição, mas isso aconteceu, em parte, porque um de seus generais afirmou que conseguiria levar 500 toneladas de suprimentos por dia (incluindo milhões de camisinhas, não pergunte para mim, tire suas próprias conclusões), mas eles só conseguiram enviar 100 toneladas por dia, e assim as tropas ficaram sem combustível, munição e comida. Tornando o trabalho soviético relativamente fácil.
Dessa forma os russos ganharam a batalha que mudou o rumo do fronte oriental e, consequentemente, a guerra. E a frase “Uma das maiores leis da guerra é nunca invadir a Rússia ”, do Marechal Bernard Montgomery foi assim comprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário