Um sonho na cabeça, um grupo de amigos e uma espada de espuma nas mãos, foi assim que tudo começou...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

TUTORIAL PARA FABRICAÇÃO DE ESPADAS DE ESPUMA

Atendendo a pedidos e promessas que eu já havia feito preparei esse tutorial que mostra como as espadas do grupo Storm Swordplay são confeccionadas. Lembro a todos que as armas do grupo Storm são testadas para garantir a segurança dos membros do grupo e demais pessoas que as utilizam em eventos.

Dadas as primeiras explicações vamos por as mãos na massa:

1 – TIPOS DE ARMAS

Nesse tutorial vou apresentar a base para fabricação de espadas curtas e longas. O projeto que utilizei de base foi o disponibilizado pela equipe do grupo Gladius em seu site:

http://swordplay.com.br/forja-gladius/

2 – FERRAMENTAS:

Estilete: pode ser tanto um grande quanto pequeno.

AVISO, mesmo os pequenos tem uma lâmina muito afiada, então muito cuidado ao utilizar. Eu já levei alguns pontos em um dos dedos por conta de brincar com um desses então cuidado.

Pistola de cola quente: no tutorial o Gladius eles utilizam cola de sapateiro, admito que ela é melhor em muitos sentidos, mas pessoalmente prefiro trabalhar com a pistola de cola quente, que considero menos toxica.

NOTA: depois de aplicar a cola quente sobre qualquer superfície espere no mínimo 15 segundos para tocar nela, segundo alguns fabricantes esse é o tempo necessário para ela esfriar e aderir sobre o material. Se você se esquecer o colocar a cola quente em contato com a pele com ela ainda quente corre o risco de ganhar uma queimadura de segundo grau. Então CUIDADO.

Serra, que vamos utilizar para cortar o cano de PVC.

Os avisos sobre à utilização das ferramentas vem de minhas experiências, tanto boas quanto ruins, e as divido para que ninguém se machuque durante a fabricação de sua espada de espuma.


3 - MATERIAIS

Espuma, no do Gladius eles utilizam o espaguete de piscina furado, mas como tive muita dificuldade em encontrá-lo em Curitiba, o substitui por tubos de espuma para isolamento térmico de tubos de cobre. O fabricante que estou utilizando é a Polipex (www.polipex.com). No site deles na seção de produtos eles apresentam varias opções de diâmetros, o que eu tenho utilizado é o 1.5/8’’x10 (ele vem com uma etiqueta marcando 40x10).

Eletroduto de de PVC ¾ de polegada, esse é o item mais fácil de conseguir, pode ser comprado na maioria das casas de material de construção. Recomendo a marca Tigre.

Um rolo de Silver Tape, nossa velha conhecida.

4 – TRABALHANDO COM A ESPUMA

Corte quatro pedaços do tubo de espuma, dois de 62 cm e dois de 5 cm. Um dos pedaços vai servir de revestimento interno e o outro de proteção externa. Peque um dos pedaços de 62 cm e corte, abrindo o tubo, conforme a foto:


Depois de aberto, enrole e divida em três tiras de 5 cm cada.

Reserve as tiras de espuma.

Usando a serra, corte o eletroduto de PVC com 75 cm.

Agora vamos começar a juntar as partes, pegue uma das tiras de espuma e cole na lateral do eletroduto, aqui podem tantyo ser utilizadas a pistola de cola quente quanto a cola de contato (cola de sapateiro).

Proceda da mesma forma com um segundo pedaço de espuma.

Com os dois lados colados terminamos o revestimento interno.

Agora vamos fazer o revestimento externo, pegue a peça e a introduza no segundo tubo de espuma de 62 cm (essa etapa vai exigir alguma força e técnica).

Terminada essa etapa corte dois pedaços redondos da terceira tira de espuma e cole na ponta da espada. Isso vai garantir a segurança dos golpes de estocada. Agora vamos encapar a espada com silver tape. Aplique a silver tape de forma continua, são necessárias três tiras para encapar totalmente a espada.

Depois de totalmente encapada prenda as pontas de silver tape no cabo.

Cestão, essa é a parte posterior da arma, em armas reais era responsável pelo balanceamento da arma. No boffer ele serve para melhorar a segurança impedindo que as armas voem acidentalmente durante os combates.

Para colocar o cestão na arma, peque os dois pedaços de espuma de 5 cm e proceda da mesma forma com a qual foi feita a lâmina.

Divida um em três tiras de 5 cm e cole duas ao eletroduto.

Depois recorte duas peças de espuma circulares e cole na ponta do cestão.

Por fim encape com silver tape.

Pronto está forjada mais uma espada curta.

Por hora fico por aqui, na próxima teremos o tutorial para forjar espadas longas.

Até a próxima.