Um sonho na cabeça, um grupo de amigos e uma espada de espuma nas mãos, foi assim que tudo começou...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

quarta-feira, 20 de julho de 2011

COMO FAZER UMA ARMA DE ESPUMA PARTE 1

Boa noite a todos, nos tutoriais anteriores ensinamos como fazer espadas curtas e espadas longas utilizando tubos de espuma e espaguetes de espuma. Neste tutorial vamos trabalhar com um novo material a espuma de poliestireno também conhecida como espuma PAC.

A espuma de poliestireno é vendida em casas de embalagem em rolos, seu custo é relativamente baixo (comparado com o EVA de mesma espessura), além de ter uma maior capacidade de absorção de impactos.

Espuma de poliestireno X tubos de espuma

As diferenças entre os materiais são bem grandes e refletem na técnica de fabricação de armas com elas.

Com os tubos de espuma temos uma construção por sobreposição, basicamente você recobre uma camada de espuma com outra. A técnica é fácil, porém o resultado final, tirando algumas variações será sempre o mesmo.

Com a espuma de poliestireno, que é vendida em rolos, com ela a construção da arma se dá em camadas, basicamente você escolhe um designe para a arma e corta cada camada com esse designe. A construção da arma é feita se sobrepondo as camadas e colando-as com cola quente ou cola de contato. A grande vantagem que vejo nesse material é a liberdade para trabalhar o designe da arma, coisa que não é possível com os tubos de espuma. Dominando a técnica é possível confeccionar armas de vários tipos, sendo possível até criar replicas de armas de personagens de filmes e animes (SIM COSPLAYERS ESSA É PARA VOCÊS).

Apresentados alguns pontos, vamos ao tutorial.

2 – FERRAMENTAS:

Estilete: pode ser tanto um grande quanto pequeno.

AVISO, mesmo os pequenos tem uma lâmina muito afiada, então muito cuidado ao utilizar. Eu já levei alguns pontos em um dos dedos por conta de brincar com um desses então cuidado.

Pistola de cola quente: no tutorial o Gladius eles utilizam cola de sapateiro, admito que ela é melhor em muitos sentidos, mas pessoalmente prefiro trabalhar com a pistola de cola quente, que considero menos toxica.

NOTA: depois de aplicar a cola quente sobre qualquer superfície espere no mínimo 15 segundos para tocar nela, segundo alguns fabricantes esse é o tempo necessário para ela esfriar e aderir sobre o material. Se você se esquecer o colocar a cola quente em contato com a pele com ela ainda quente corre o risco de ganhar uma queimadura de segundo grau. Então CUIDADO.

Serra, que vamos utilizar para cortar o eletroduto.

Os avisos sobre à utilização das ferramentas vem de minhas experiências, tanto boas quanto ruins, e as divido para que ninguém se machuque durante a fabricação de sua espada de espuma.

3 - MATERIAIS

Espuma de poliestireno (PAC), esse tipo de espuma é vendido em rolos e possui diferentes espessuras. Pessoalmente eu recomendo que você trabalhe com espessuras a partir de 8mm, espessuras menores geram muito trabalho e o efeito final não fica tão bom. Normalmente você encontra espuma PAC em casas de embalagem, eu normalmente compro no Atacadão da sola. A espuma é vendida em rolos de 1,3 m, então se você comprar 1 m, vai estar levanto 1 x 1,3 m, então calcule bem o quanto vai ser necessário para confeccionar sua arma de espuma.

Eletroduto de PVC de ½ ou ¾ de polegada, esse é o item mais fácil de conseguir, pode ser comprado na maioria das casas de material de construção. Recomendo a marca Tigre.

Um rolo de Silver Tape, nossa velha conhecida.

COMO FAZER UMA ARMA DE ESPUMA PARTE 2

4 – DESIGNE DA ARMA

O primeiro passo é achar o designe da arma que será feita, para esse tutorial resolvi fazer uma cimitarra, depois de buscar alguma imagens na internet me decidi por uma.

Existem muitos sites que vendem replicar de armas, e outros que disponibilizam artworks de jogos.

Dois sites legais são:

http://www.heavenlyswords.com/

Que trabalha com replicas de armas.

http://www.creativeuncut.com/game-art-galleries.html

Com artworks de muitos jogos.

Escolhida a arma, precisamos tira-la do PC. Para aqueles que tem dons artísticos basta uma cartolina grande e um lápis ou caneta, como meus dons artísticos são tão grandes quanto minha coordenação motora (não consigo cantar e bater palmas ao mesmo tempo, exceto cantando parabéns para você), eu desenhei a espada no AutoCad e imprimi em folhas A3 e juntei com fita. Caso você não tenha uma impressora A3, pode imprimir em A4 mesmo.

Recorte o papel e temos nosso molde.

COMO FAZER UMA ARMA DE ESPUMA PARTE 3

5 – TRABALHANDO COM A ESPUMA

Hora de por a mão na massa, quero dizer na espuma. Utilize o molde para fazer a marcação nas chapas de espuma.

Depois de marcado corte.

Você vai precisar repetir esse processo varias vezes, por isso a vantagem em utilizar uma espuma de espessura maior (diminui o trabalho). O numero de chapas necessárias vai depender do eletroduto utilizado, para questões de acabamento, o numero de chapas sobrepostas deve ser maior que o eletroduto, sobrando duas chapas.

Como via de regra, entre a lâmina e o eletroduto deve ser deixada uma distância mínima de 2 cm.

Nas chapas centrais deve ser feito um sulco para que o eletroduto seja colocado.

Cortadas todas as chapas, basta ir colando uma sobre a outra com cola quente ou cola de contato.




COMO FAZER UMA ARMA DE ESPUMA PARTE 4

EFEITO DA LÂMINA

Para dar um acabamento mais legal a arma é recomendado chanfrar a lateral da lâmina.

Nota esse chanfro deve ser de leve, sendo retirada apenas uma parte de uma das chapas de cada extremidade.

JUNÇÃO COM O CABO

Para armas feitas com essa técnica esse é o ponto mais importante, a junção com o cabo vai permitir uma maior fixação entre a lâmina e o cabo, impedindo que o eletroduto saia da extrutura.

Para tal, faça um recorte na base da arma, conforme a foto.

E quando for fazer o revestimento com a Silver Tape enrole a fita nessa parte e no cabo de maneira a ficar firme.

COMO FAZER UMA ARMA DE ESPUMA PARTE 5

ENCAPANDO A ARMA

Chegou a hora de começar o acabamento da arma, inicialmente cole alguns pedaços de fita na lâmina para dar sustentação.

Depois passe um pedaço de fita por toda a volta da lâmina, e encape a parte lateral da lâmina.

Novemente lembre da importancia da junção.

Para o Cestão utilize o mesmo principio das demais espadas, que pode ser visto nos tutoriais anteriores.

E aque está mais uma arma de espuma prontinha para o combate.

Bem agradeço a atenção de todos e espero que esse tutorial seja util para popularizar ainda mais nosso amado esporte no Brasil.

E fiquem ligado vamos ter mais uma oficina no final do més dia 30/07/11 no Solar do Barão.