Um sonho na cabeça, um grupo de amigos e uma espada de espuma nas mãos, foi assim que tudo começou...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS.


Um dos pontos que fez com que eu demorasse para iniciar a pratica do swordplay em Curitiba e posterior criação do grupo StormSwordplay foi a falta de materiais para fazer as primeiras armas. Apesar de conhecer o swordplay a mais tempo só foi no meio de 2009, depois de conhecer o grupo Gladius e os tutoriais deles, que comecei a pesquisar matérias primas que pudessem substituir os espaguetes de espuma furados (sim esse sempre foi um item raro em Curitiba).
Como minha maior dificuldade para iniciar o esporte, e as frequentes perguntas de como são feitas as armas e onde comprar as matérias primas, resolvi fazer esse post.

Materiais

ESPAGUETE DE PISCINA
Um dos materiais mais fáceis de usar (desde que já seja furado), mas também um dos mais difíceis de achar em Curitiba. Com sorte você encontra em mercados grandes (Wallmart, Condor, Extra…), lojas de departamentos (lojas Americanas, Havan…) e materiais de construção (Leroy Merlim).



ESPUMA PACK
Atualmente minha matéria prima preferida, ela é vendida em rolos de varias espessuras, 4 mm, 8 mm, 10 mm e rezam lendas que até 30 mm. A técnica de moldar a espuma Pack é cortar em chapas, cola-las e esculpir sua arma, como mostrado no tutorial de armas chapeadas. Em relação ao custo beneficio é o melhor 1 metro de Pac 8 mm sai por R$ 5,00 e com ele você consegue fazer até 6 armas de pequeno porte.
Minha dica para de onde comprar é o Atacadão da Sola na Rua Doutor Muricy, lá você encontra de um tudo. Na verdade dar um passeio por essa rua pode dar muitas ideias.


ESPUMA EVA
Tenho pouca experiência com EVA, mas poço dizer o acabamento fica bom, mas tem dois pontos contra: alto preço e baixa taxa de deformação. A taxa de deformação é o quanto a espuma se deforma para absorver o impacto dos golpes (quanto mais ela deforma, mais segura será a arma). No EVA essa taxa está diretamente relacionada ao preço, quanto mais macio (maior taxa de deformação) maior o preço do EVA.
Local onde você encontra novamente Atacadão da Sola.


DUCT TAPE (SILVER TAPE)
Nossa amiga de todas as horas, já diz o ditado:


O melhor lugar para compra Silver Tape em Curitiba é a Kalunga no Shopping Estação, lá você encontra varias cores (cinza, preta, branca, azul, verde, vermelha, amarela…) e comprimentos 5 m, 10 m e 50 m.



ELETRODUTO CONDULETE
Simplesmente a alma da arma, o eletroduto vai dar a sustentação da arma. Diferente do cano para água (marrom), o eletroduto tem uma taxa de deformação, quando você bate com ele em alguma superfície ele deforma e volta a sua forma normal. Eu sempre recomendo os eletrodutos da Tigre de ½” ou ¾”.
Bem espero que esse post ajude a todos que queiram produzir suas armas.
Até a próxima pessoal.

4 comentários:

  1. e se eu acabar usando cabo de vassoura por exemplo como a "alma da arma"?? é uma pessima opção ou é pelo menos "aceitável"???

    ResponderExcluir
  2. eu prefiro usar o cano de PVC no nucleo da espada, pois o eletrudo se parte com uma facilidade maior, corredo o risco de perfurar a espuma, dificilmente vai passar pela silver tape mas é possivel.(opinião minha)-> O PVC da mais firmeza ao manipular a espada ja pronta.(aí vai do gosto do cliente)

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro eletroduto, já tive vários casos de quebra, mas pela capacidade de absorção de impacto acho a melhor opção.
    Quanto ao cabo de vassoura eu não recomendo de forma nenhuma para espadas. Para armas de haste pode ser uma opção, mas mesmo assim para a parte da lâmina i melhor é o eletroduto.
    abaço.

    ResponderExcluir
  4. POR FAVOR ME RESPONDA eu estou querendo fazer uma montante posso usar uma placa de EVA grossa?

    ResponderExcluir